Chegando lá, eis que tenho uma grande surpresa, e a meu ver, uma ÓTIMA surpresa! O conselho não iria acontecer, e no lugar dele, a equipe pedagógica da escola, organizou algo semelhante a um grupo de estudos, iríamos assistir um filme, e depois debate-lo, afim de repensar a pratica pedagógica dos e das professoras da Escola. Afinal, se as coisas não dão certo, a culpa não é só do e da aluna, e sim de TODOS os envolvidos nesse processo.
Filme assistido, alias filme MUITO BOM, #ficaadica : "O Triunfo" , era a hora de discutir, de fomentar alguma teoria encima de tudo aquilo que assistimos. E depois de nos dividirmos em pequenos grupos, era para fazer uma analise do filme, e ligar" com o nosso cotidiano.. Nesse momento uma professora, que estava no meu grupo, vira para agente e diz "Vamo logo, pra gente ir embora rápido. [...] Nem precisa discutir, isso nunca vai mudar mesmo!!", e depois teve um outro comentário, quando já estávamos de volta no grande grupo, que foi mais ou menos assim "O professor até os 40 anos tenta mudar o mundo, depois disso só quer mudar a própria vida." .
PORRA, FILHO DA PUTA!!! Me diz, o que se espera de um professor hoje em dia? Qual é a função do professor? (e coloco professor só no masculino por facilidade, depois fazemos a discussão de gênero!) O professor não tem nenhuma função social dentro da escola? Ele é simplesmente um REPRODUTOR BURRO dos conhecimentos que ele é obrigado a ensinar dentro da escola?? QUER SER REPRODUTOR ENTÃO VIRE "CAVALO REPRODUTOR" (não sei o nome certo.. =X)..
Até hoje aprendi coisas completamente diferentes em meus estudos. A idéia era acumular em torno dos procedimentos pedagógicos de cada professor, saber o que poderia melhorar, trocar experiências, para que a pratica pedagógica ficasse cada vez melhor.
Cada professor é único, e cada um dos seus 20, 30 ou 40 e tantos alunos em uma sala de aula, também são unícos, e o processo ensino/aprendizagem deve ser variado de acordo com cada especialidade.
Enfim, o que me EMPUTECEU, foi o fato, dos que estavam ali presentes, ou a grande maioria deles, não darem a mínima importância para o que estava acontecendo. Não quer debater, não quer melhorar, e ver seus alunos como BOSTA. Se eles o são, ENTÃO MUDA DE PROFISSÃO PORRA!! Ninguém tem que ir para o colégio para escutar um MERDA de um professor vomitando "conhecimentos" encima de você, sem ao menos entender a importância daquilo, ou dar uma razão social a este fato.
QUAL O PAPEL DA ESCOLA nos dias de hoje? Com todo o avanço das tecnologias, com a sociedade baseada na informação rápida e, mais vomitada ainda da Internet, como é possível tornar a escola algo interessante? Como fazer para que os alunos entendam a importância de se tornarem cidadãos criticos, e atuantes dentro da sociedade??
Essas são algumas questões que me baseiam a cada aula que planejo, a cada debate e conversas informais que tenho com meus companheiros de classe e/ou com meus alunos. Mas o duro, é ver que sou uma em milhas de outros professores. Muitos acho eu, que já passaram dos 40 anos, e já não se preocupam em "mudar o mundo".
Não, não quero mudar o mundo (pelo menos não agora), mas quero formar pessoas capazes de fazer isso! De ao menos conseguir fazer uma analise da realidade onde eles vivem. E realmente gostaria que esses professores, que nada mais acreditam, se aposentassem logo ou deixassem as traças e teias de aranha que baseiam o seu "ensino" do lado de fora da escola.
A escola é um ambiente "jovial". Onde o mesmo, a rotina, a mesma pedagogia de 15 milhões de séculos NÃO DÃO mais certo. Onde tudo se renova a cada dia, as coisas tem que ser MUITO mais rápidas do que na Internet, do as tecnologias, etc...
Só acho um PUTA duma HIPOCRISIA um professor ir para uma sala de aula, se importando apenas que "seus alunos não podem reprovar", que "eles tem que assimilar o conteudo referente ao periodo letivo em que se encontram", e se o "seu salario vai cair antes ou depois do feriado"!
VÃO TODOS, que pensam assim, TOMAR NO MEIO DO CU ARREGANHADO DE VOCÊS! Educação não é isso PORRA!!
E fico nisso. chega.
Pode ser UTÓPICO, mas eu acredito, e luto por isso....